Estudos de plano.
No rodízio de vídeo foi proposto duas atividades diferentes. As aulas foram divididas entre os educadores e na primeira metade fizemos um estudo de planos com a Raquel.
Vimos as características dos planos e vimos alguns exemplos, como um plano sequência do filme Mon Oncle de Jacques Tati. Os planos são filmagens feitas sem corte, eles podem ser estáticos ou em movimento (Quando acompanham um personagem que está correndo, por exemplo). Vimos também um pouco de composição, enquadramento. Discutimos muitas imagens, vimos muita coisa e isso foi um dos pontos mais importantes do rodízio, eu gosto dessa reflexão sobre as imagens e as coisas que estão à cerca delas.
Depois de muitas análises, a atividade era pesquisar um plano referência em casa e trazê-lo para um grupo onde seriam analisados. Depois escolheríamos um e reproduziríamos pensando em suas características.
Dentre vários que analisamos, escolhemos um que pensamos ter um potencial legal na hora da filmagem. Era um plano que começa em movimento e depois vira um plano estático (sem cortes), e o interessante era o jogo com o espelho trazendo para o grupo um potencial com reflexos.
Decidimos filmar no elevador da escola onde poderíamos ter uma imagem refletida e uma coisa legal com quem entra no elevador e pode ser visto dentro dele, e depois sem voltar pelo mesmo, aparecer do lado de fora, só que refletido na porta do elevador.
Quando montamos os grupos de filmagem, foi legal perceber uma divisão de tarefas entre as pessoas em uma gravação mesmo que pequena, já que todas as participações são importantes para o produto final. Neste trabalho eu diria que fiquei na parte de produção. Pensando por onde as pessoas andariam, como abrir o elevador, dando suporte para o grupo sem deixar de dar palpite e participar claro, dos outros processos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário