Vídeo Pintura
Na segunda parte do rodízio, estudamos com o Leo, a vídeo pintura. Uma “técnica” nova de pintar através do computador. Como eu já havia tido aula de vídeo pintura na minha eletiva, foi uma pouco mais tranquilo, porque eu já tinha uma noção do que funcionava ou não com a pintura.
Nessa atividade usamos um software chamado Studio artist. E nas aulas percebemos que o programa não é um tipo de photoshop que aplica efeitos às imagens e nem um programa que faz aquilo que quer e você interfere pouco nos resultados.
Nesse trabalho nós percebemos melhor a nossa relação com o computador, pois podemos montar cada frame que é pintado pelo programa, e estudando ele nós podemos experimentar mais os pincéis, os tipos de tinta, a técnica e até apresentar um pintor para que ele tenha referência.
Depois desses estudos fomos para a parte técnica, que era capturar algumas imagens que tenham algum sentido poético para nós, e depois joga-la no software para ser pintada. Dentro do meu grupo de 5 pessoas, nós tínhamos três pessoas que faziam a eletiva de vídeo pintura, então foi muito mais tranquilo perceber o que funcionava ou não. Em termos de textura, claridade, profundidade, foco e desfoque etc...
Escolhemos falar sobre a dor, em específico a dor de dente de Paloma, a dor é uma coisa que incomoda e no caso do dente, era uma coisa que latejava, que parecia ir e vir . Fizemos um analogia com os pratos da bateria, que quando o usamos ele vibra e vai parando aos poucos. Então fizemos essa tentativa de gravar com os pratos e não funcionou muito bem, nem todos estavam agradando do trabalho e era uma coisa confusa e chapada em termos de luz.
No segundo dia, resolvemos usar um plano mais aberto, que valorizasse o espaço e os elementos. Fomos para dentro do estúdio e montamos uma composição com muito mais elementos, mas que o 'assunto' fugia um pouco do sentido da dor de dente.
Conversamos sobre a posição e a ação de cada um dentro do vídeo, usamos a luz artificial para poder dar um efeito com o toldo vermelho que fica dentro do estúdio e percebemos que era um potencial muito grande quando pintássemos o vídeo.
Gravamos, e levamos o vídeo para o software, experimentamos algumas pinturas, pincéis, tintas e vimos que essa que foi escolhida valorizaria mais o nosso trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário