quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cabra cega II

Revelar

Depois de fazer as fotos, iríamos nós mesmos revelá-las e ampliá-las no laboratório da escola. Meu grupo era o que havia mais integrantes e fomos os últimos a revelar. O processo da turma toda levou quase três semanas.
Revelar é um processo demorado, que precisa ser feito com calma e paciência. Algumas vezes é preciso voltar na mesma foto várias vezes para corrigir a luz em um só ponto por exemplo. 
Em algumas situações o ampliador parou de funcionar e foi preciso fazer a contagem de cabeça, o que atrapalharia na precisão do tempo.
Fomos o último grupo e até conseguimos passar pelo processo com muita facilidade. Podíamos revelar 10 fotos e o grupo todo escolheu quais seriam pensando em uma narrativa para o ensaio. Sabendo que às vezes uma foto que é muito boa mas que não se encaixa dentro do ensaio ficaria de fora para dar o lugar a uma outra foto que mesmo não estando tão boa, se encaixaria melhor dentro da exposição como um todo.





Laboratório
Ter estas aulas dentro do laboratório foi muito bom pra gente poder entender melhor como a fotografia funciona e que é importante a gente se colocar melhor dentro do nosso próprio trabalho. Decidir como fazer as fotos, decidir qual exposição usar, como revelar, se aqui ou ali fica escuro, quanto tempo e porque usar as coisas.
Este processo na escola é muito completo, conseguimos participar de tudo: colocar o filme na bobina, preparar os químicos, fazer o processo acontecer, enxaguar o filme, fazer a prova contato, escolher as fotos, fazer as tiras de teste, ampliar as fotos, fazer, refazer, fazer de novo e mais uma vez. Requer muita paciência, mas é uma delícia. 
Durante estas aulas sempre temos referências de fotógrafos que trabalham com fotografia analógica e é muito importante levar isso pra fora do laboratório. Procurar na internet, ver as coisas fisicamente, pesquisar, questionar, aprofundar o quanto der. Isso aconteceu muito durante o tempo que esperamos os outros grupos trabalhar dentro do laboratório. A gente não ficava atoa, pesquisamos e discutimos muito e no meu ver estas aulas funcionam em complemento com as de dentro do laboratório, são tão importantes quanto e juntas são ideais.

Fotografias
Ampliei duas fotos, foi muito fácil e rápido eu conseguir o resultado delas. Fiz uma prova teste de cada e ampliei 'certo' uma de cada. 
As duas são fotografias muito duras - quer dizer que eram muito expostas, muito escuras por ter muito sol- e eu precisava fazer uma exposição de muito tempo no ampliador, usei 36 segundos em cada uma para fazer com que as texturas se destacassem na medida que eu queria.



Minhas duas fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário