terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cabra cega I

 Fotografar

Depois de um primeiro contato com a câmera analógica dentro da escola, saimos para fotografar em grupo com a proposta de produzir um ensaio. Fomos ao bairro Santa Tereza e lá ficamos um dia inteiro fazendo fotos.

Como fomos divididos em grupo, teríamos que pensar em um ensaio com um tema, uma narrativa, recursos, condições etc. Meu grupo escolheu falar sobre coisas que ignoramos e coisas ignoradas. Fotografamos nós mesmos e todos contribuiram para o resultado do trabalho. Nessa equipe, dar o clique era o de menos, trabalhamos bem em grupo, todo mundo colaborando na composição, discução e coisas técnicas na hora de fazer a foto, como a exposição. Não sabemos dizer "esta foto é minha" já que todos participaram ativamente do processo.
Joyce fotografou a minha ideia, que Filipe pensou a exposição, que Isabella e Hélio estavam compondo.... Era mais ou menos isso.


O dia estava ensolarado e não precisamos sair por todo o bairro procurando onde e como fotografar. Ficamos só na praça e soubemos usar este espaço a nosso favor pensando na textura e forma das coisas. Usamos pessoas e vendas para compor nossas fotos e fotografar ali nos levou a ter ideias de comportamento para compor mais a foto. 
Usamos o lixo, a banca de jornal, escadas, estátuas, brinquedos, areias, fumaça...e o resultado foi muito bom.

O objetivo do ensaio era falar sobre como em algumas situações nos colocamos como cegos, ignorantes, indiferentes. E como que nos multiplicamos fácil nessa cegueira, fazendo com que fiquem todos iguais, todos cegos, todos cabras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário